Mahāśivarātri Vrata 2021

O 14º dia a partir da Lua Cheia de cada mês - um dia antes da Lua Nova, geralmente - é conhecido como Śivarātri, a noite de Śiva. Também chamado Māsika Śivarātri - Śivarātri mensal - este é o dia mais auspicioso do mês para realizar disciplinas em homenagem a esta deidade, o divino na forma da destruição, para que nos abençoe com a capacidade de transformação, clareza e eliminação da ignorância.

Dentre todos os Śivarātris do ano, o mais auspicioso de todos é o do mês de Māgha, geralmente ocorrendo em fevereiro ou março no calendário Gregoriano, sendo chamado Mahāśivarātri, o maior festival dedicado a Śiva. Em 2021 o festival ocorrerá no dia 11 de março, tanto na Índia quanto em Portugal e no Brasil.

É comum a realização de vratas - disciplinas - durante todo o mês lunar que antecede o Mahāśivarātri, iniciando no Śivarātri anterior.

 

Para aqueles que desejarem, algumas opções de disciplinas são sugeridas abaixo, a serem realizadas a partir de amanhã (10/02) até o dia do Mahāśivarātri. São apenas ideias, não é necessário fazer todas:

Vrata 2021

- Japa: Mālās diários de "Om namaḥ Śivāya"; o dobro de Mālās às segundas-feiras;

- Jejum: às segundas-feiras e/ou no dia da comemoração; pode-se fazer jejum completo; comer apenas frutas; ou apenas não comer um grupo de alimentos, como cereais, por exemplo;

- Tapas: privar-se de algo por que se tem gosto durante todo o mês, como uma comida ou uma atividade, por exemplo; ou comprometer-se em executar algo que seja difícil por todo este tempo;

- Śiva Manasā Pūjā: canto diário ou às segundas-feiras;

- Rudram: canto diário ou às segundas-feiras;

- Pūjās para Śiva: de 5 ou 16 etapas, diariamente ou às segundas-feiras.

Qualquer disciplina que seja estabelecida deve ser desafiadora, mas ao mesmo tempo viável de ser executada, dentro das possibilidades de cada um. É importante que não ultrapasse os limites da saúde física e mental, mas que traga uma sensação de comprometimento, dedicação e firmeza, além de devoção e auspiciosidade.

O período vai abranger 5 semanas, e por isso vale a pena meditar especialmente em Śiva na forma dos 5 elementos que constituem todo o Universo. No sul da Índia há 5 templos especiais, coletivamente chamados Pañcabhūta Sthālam, cada um representando Śiva na forma de um dos elementos. Assim sendo, vou publicar semanalmente sobre cada um dos templos. Para além das disciplinas individuais que desejarem fazer, vou conduzir uma meditação semanal no grupo do Telegram, seguindo a sequência dos elementos. Todos estão convidados a participar.

Link para o grupo do Telegram na Bio ou abaixo: https://t.me/upakarmapatrickvanlammeren

Om namaḥ Pārvatī-pataye!


Hara Hara Mahādeva!

Hari Om!
Patrick van Lammeren

#vedas #vedanta #yoga #autoconhecimento #meditação #shiva #mahashivaratri #hinduismo