Rāmanavamī Vrata 2021

Comemoração dos dias de Rāma e Hanumān

É dito que de tempos em tempos, quando o Dharma declina, Viṣṇu, o mantenedor do Universo, assume uma forma terrestre com o objetivo de restaurar a ordem e harmonia. Uma das formas mais famosas é Rāma, que até hoje é celebrado como símbolo do próprio Dharma. De fato, de todos os personagens que compõem a mitologia hindu, Rāma é aquele que vem à mente ao se pensar em Dharma. 

Em Abril deste ano são comemorados dois festivais, relacionados a Rāma e seu fiel companheiro Hanumān, cuja história é contada no épico Rāmāyaṇa.

O festival de Rāmanavamī ocorre no nono dia depois da Lua Nova do mês hindu de Chaitra, que em 2021 cai dia 21 de Abril. O Rāmāyaṇa conta que Rāma teve seu nascimento nesta data, e os hindus comemoram de diferentes maneiras, evocando o Dharma em suas vidas. A história conta que Rāma atravessou toda a Índia,

saindo de Ayodhyā, ao norte, e chegando em Laṅkā, ilha ao sul do sub-continente. Seu objetivo era resgatar sua esposa, Sītā, raptada pelo asura Rāvaṇa. No caminho, Rāma derrotou diversos asuras e rākṣasas restaurando, assim, o Dharma. Nesta jornada, Rāma foi sempre acompanhado por Lakṣmaṇa, um de seus irmãos, e Hanumān, seu fiel companheiro. Este último, sendo filho do Vento e tendo a força do prāṇa, liderou o poderoso exército de macacos, que foi crucial para o êxito da jornada. Hanumān sempre age em nome de Rāma, representando, assim, o devoto que sempre age com a visão de Īśvara, o Todo, em mente. É dito que não há maneira mais efetiva de se alcançar Rāma senão mediante Hanumān; desta forma, ele também representa a capacidade de disciplina em nome do Dharma. O festival de Hanumān Jayantī comemora seu nascimento, e ocorre na Lua Cheia do mês de Chaitra, alguns dias depois do Rāmanavamī, em 2021 caindo dia 26 de Abril.

Este ano dedicaremos o período de um mês lunar antes do Hanumān Jayantī a Rāma e Hanumān, com algumas sugestões de disciplinas. O período tem início no dia 28 de Março, domingo, dia do festival de Holi, e vai até o dia 30 de Abril. Neste período teremos alguns eventos especiais via Zoom em comemoração:

> 28/03 - 17h (BR) / 21h (PT)              Prof. Patrick

Dia de Holi. Pūjā marcando o início do período

 

> 06/04 - 19h (BR) / 23h (PT)                   
Pūjā mensal do Vidya Mandir em comemoração ao Rāmanavamī e também em comemoração aos 37 anos de existência do Centro de Estudos Vidya Mandir

> 17/04 - 10h-13h (BR) / 14h-17h (PT)          Prof. Patrick
Curso Intensivo: Rāma e Hanumān - A Essência de uma vida de Karma Yoga (evento pago sob inscrição)

> 21/04 - 19h (BR) / 23h (PT)           Prof. Patrick
Dia de Rāmanavamī. Pūjā especial a Rāma

> 23/04 - 19h30 (BR) / 23h30h (PT) 
Pūjā semanal do Vidya Mandir, dedicada a Rāma

> 26/04 - 17h (BR) / 21h (PT)           Prof. Patrick
Dia de Hanumān Jayantī. Pūjā especial a Hanumān

> 30/04 - 19h30 (BR) / 23h30h (PT) 
Pūjā semanal do Vidya Mandir, dedicada a Hanumān

As pūjās realizadas pelo Vidya Mandir                      poderão ser acessadas mediante links divulgados próximo às datas.


As demais pūjās          Prof. Patrick poderão ser acessadas pelo link abaixo, também disponível na Bio do prof. Patrick:

https://us02web.zoom.us/j/83913033330?pwd=Wjh2ZWFZUkZmNXhPdFJmclN1QTRqZz09

ID da reunião: 839 1303 3330
Senha de acesso: rama

 

Vrata - Disciplinas sugeridas entre 28/03 e 30/04:
 
> Satya Vrata: Falar apenas o que for verdade, que seja útil, e de forma agradável; 

  
> Atenção ao Dharma: trazer à mente a reflexão sobre o Dharma e a atitude de Karma Yoga;


> Likhita-japa - Caderno de Rāma: preencher um caderno novo, pequeno, com o nome de Rāma, se possível em devanāgarī. A cada dia deverão ser preenchidas algumas páginas, de modo a oferecê-lo completo na pūjā do dia 21/04. Simbolicamente, oferecemos todas as nossas ações à Ordem Cósmica, que é o próprio Dharma; 


> Japa: fazer uma volta de mālā por dia com o mantra de Rāma (Om śrī rāmāya namaḥ) ou seu nome;


> Meditações em Rāma e Hanumān: nas terças-feiras do período, meditações guiadas pelo prof. Patrick serão postadas em seu canal do Telegram.

Link para o grupo do Telegram na Bio do prof. Patrick ou abaixo:
https://t.me/upakarmapatrickvanlammeren

Pode-se fazer todas as disciplinas, bem como apenas algumas delas.

धर्मो रक्षति रक्षितः ।
dharmo rakṣati rakṣitaḥ |
"O Dharma protege aquele que protege o Dharma" 

Jaya Śrī Rāma!

Hari Om!
Patrick van Lammeren

#rama #hanuman #ramanavami #hanumanjayanti #vedas #vedanta #yoga #meditação #autoconhecimento #karmayoga #dharma

Rua Miguel Lemos, 44, sl 902 - Copacabana - Rio de Janeiro/RJ

Cep: 22071-001 | Brasil

Tel: +55 21 2287-2774 ou  98880-3256

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram