Sādhana-bodhinī - O conhecimento dos meios

com o professor Henrique Castro

Os Vedas falam sobre o objetivo maior da vida como mokṣa, a descoberta de paz, uma satisfação comigo mesmo, independente de objetos externos, que nasce de uma correção no entendimento que tenho de quem eu sou. Os Vedas não apenas revelam esse objetivo, mas ensinam sobre o caminho para alcançá-lo, isto é, ensinam sobre sādhana.

Sādhana-bodhinī é um texto tradicional de Vedānta que apresenta de forma breve, clara e sistemática o ensinamento dos Vedas sobre sādhana. Essa palavra em sânscrito significa um meio, método ou caminho que te leve a alcançar alguma coisa. Em Vedānta, sādhana se refere aos meios para ganhar o conhecimento chamado Brahma-vidyā, o conhecimento da minha verdadeira natureza que é Brahman, pura consciência, livre de limitação.

Esses meios podem ser divididos em dois tipos: meios auxiliares ou preparatórios e os meios diretos. Ambos são explicados neste texto. Karma-yoga, que inclui dhyāna (a meditação) e bhakti (a devoção à Īśvara), é explicado em detalhes como o meio auxiliar, como um estilo de vida que neutraliza os gostos e aversões e refina a mente, preparando-a para o ganho do conhecimento. Em seguida, jnāna-yoga – consistindo em śravanam (escutar), mananam (refletir) e nididhyāsanam (contemplar) – é definido e explicado como o meio direto para o conhecimento do eu que é Brahman. O resultado desse conhecimento quando está claro e livre de obstáculos é mokṣa, liberação da sensação de limitação e carência chamada saṁsāra.

Apresentando vários tópicos fundamentais de Vedānta, com ênfase nos meios para o conhecimento, o texto Sādhanabodhinī pode servir como uma boa introdução para quem deseja iniciar no estudo de Vedānta assim como para o ganho de maior clareza daqueles que já começaram.

Este valioso texto de Vedānta foi escrito por Śrī Swami Sadatmananda Saraswati, professor principal da instituição Arsha Vidya Gurukulam, Anaikatti, Índia, sob a inspiração, sugestão e motivação de seu mestre Pujya Śrī Swami Dayananda Saraswati, para o bem de todos os sinceros buscadores do objetivo maior da vida.

Professor: Henrique Castro (mais informações: www.vidyamandir.org.br/professores)

Início: 12 de abril de 2022 - terça-feira

 

Horário: 19h30 às 20:h30

Duração prevista:  3 meses

Formato do curso:

As aulas têm 1 hora de duração e são transmitidas ao vivo pelo Zoom semanalmente às terças-feiras, 19h30. Após a aula há uma prática de meditação guiada opcional. Nas quartas-feiras a gravação é disponibilizada na plataforma Advaita Purna, e fica lá por tempo indeterminado. Na primeira semana de cada mês, no lugar da aula de terça, temos na segunda-feira um Satsanga de perguntas e respostas ao vivo, às 19h30. Esse Satsanga é opcional e não tem gravação.

Material:

Apostila própria com tradução palavra por palavra em formato digital.


Mensalidade:
 

180,00 (mensalidade integral)
108,00 (para alunos já inscritos em outras turmas de Vedānta ou Sânscrito no Vidya Mandir)

* [Para possibilidades de bolsas de estudo veja a parte final do formulário]

Dados para o pagamento da mensalidade:

Pela chave PIX: (CPF) 124.111.747-05

Ou

Banco do Brasil
Ag 2810-x
Cc 212453-x
Henrique Castro de Almeida
CPF. 124.111.747-05

Após fazer o pagamento, por favor envie o comprovante apenas para o seguinte e-mail: formulariosadvaitapurna@gmail.com

Para se inscrever: https://forms.gle/ALCdS2K5BrcKSPnE6

Para mais informações: advaitapurna@gmail.com