top of page
Aulas Regulares

O objetivo da vida humana é o Autoconhecimento. A Tradição Védica oferece os meios para a busca deste Autoconhecimento através do estudo de Vedanta, levando o estudante a um questionamento sobre si mesmo, revelando sua verdadeira natureza livre de limitação.

O Vidya Mandir realiza, além dos cursos regulares, cursos aos sábados e intensivos, visando ampliar as oportunidades de acesso aos meios de busca do Autoconhecimento. Fique atento e inscreva-se com antecedência e garanta a sua participação.

Sobre o estudo de vedānta ...

A estimativa de duração do estudo de um texto é só isso mesmo: uma estimativa. As estimativas de duração dos cursos não vinculam nem aluno, nem professor. Assim, o estudo poderá ter duração inferior ou superior à estimada.

 

O estudo de vedānta não tem como proposta percorrer ou completar o estudo de textos, não é um programa acadêmico que se completa. O estudo de vedānta tem como proposta comunicar uma visão, desdobrando os textos.

Neste sentido, o andamento das aulas depende dos alunos que ouvem e vêm o professor, daquilo que o professor entende que deve ser aprofundado em cada momento e aquilo que deve ser abreviado. Esta apreciação faz com que cada texto possa ser mais ou menos elaborado e depende totalmente do método tradicional de ensino.

 

Tendo isto presente, pedimos que o ouvinte abra a mão de metas e permita-se simplesmente ouvir e ver.

Profª Gloria Arieira

 

Aulas de Vedanta 

2ªs feiras | Bhagavadgītā Bhashyam, com comentários de śrī śaṅkarācārya

* Não presencial.

* Aulas em áudio gravadas de 2007 a 2014, disponíveis na plataforma EAD do Vidya Mandir.

* Início: agosto/2021

• 3ªs feiras - 15h às 16:15h

Tattvabodhah - O Conhecimento da Verdade, por Sri Shankara

Shankara escreveu vários textos de Vedanta, comentários aos textos principais e versos devocionais. Tattvabodha é uma de suas obras e introduz o estudante à sabedoria.

O problema de cada um se resume na ignorância, ignorância de si mesmo. Ao identificar o 'eu' ora com o corpo, ora com a mente, ora com nossa relação aos outros, demonstramos ignorância de nós mesmos. Este é o problema.

Para adquirir algo, necessito fazer alguma coisa; o fazer, uma ação, se chama karma em sânscrito. Mas ação - ou uma ou um número infinito delas - não acarreta na destruição da ignorância. Então, a solução só pode ser conhecimento, e para tal é necessário um meio de conhecimento.

Vedanta é um meio de conhecimento que tem o sujeito como seu tema.

 

* Presencial e Online

* Disponível na plataforma EAD do Vidya Mandir.

* Início: 28/11/2023

• 4ªs feiras - 19:30h às 20:45h | Bhagavadgītā 

* Presencial.

* Disponível na plataforma EAD do Vidya Mandir. 

* Início: 08/01/2020

                                             

Contação de História: Mahabharatam

Não presencial.

* Disponível nas plataformas Podcast e Youtube.

* Início: 04/07/2017

Profª Paula Ornelas

Sânscrito Online

Iniciantes

          • 3ªs feiras - 18:00h às 19:00h (Início: 02/04/2024)

• 4ªs feiras - 17:00h às 18:00h (Início: 08/02/2023)

 

   

Avançados

• 2ªs feiras - 16:00h às 17:00h

​• 2ªs feiras - 17:15h às 18:15h

• 3ªs feiras - 13:30h às 14:30h

Sânscrito à Distância 

Curso com aulas gravadas e encontros individuais com a professora para acompanhamento do aprendizado.

foto_henrique.jpg
Novidade.PNG

Prof. Henrique Castro

Aulas de Vedanta

• 3ªs feiras - 19:30h às 20:30h | Estudo completo da Bhagavad-gītā

Dentro do estudo de Advaita Vedānta a Bhagavad-gītā ocupa um lugar especial por conter a essência de todo o ensinamento dos Vedas. Na forma do diálogo entre o Senhor Kṛṣṇa e Arjuna ela ensina sobre a minha verdadeira natureza livre de limitação que é o tema de todas as Upaniṣads. Além disso a Bhagavad-gītā ensina em detalhes sobre o estilo de vida chamado yoga pelo qual a mente é purificada e assim tornada capaz de assimilar a visão. No entanto, sua mensagem não é fácil de ser entendida. É preciso estudá-la tradicionalmente de forma consistente e sistemática para colher o seu benefício.

Para entrar nessa turma é recomendável que já se tenha estudado o Tattvabodha ou outro texto equivalente.

* Online

* Início: 20/09/2022

• 6ªs feiras - 18h às 19h | Muṇḍaka Upaniṣad

As várias Upaniṣads são os textos fundamentais da tradição de Advaita Vedānta e a Muṇḍaka, pertencente ao Atharva-Veda, é uma das dez consideradas mais importantes. Composta por 65 mantras, apresenta a forma de um diálogo entre Aṅgiras e seu discípulo Śaunaka. No diálogo é ensinada a identidade entre o indivíduo e o Imperecível – conhecendo a qual uma pessoa se torna livre da morte. O estilo de vida e as qualificações mentais necessárias para a aquisição desse conhecimento também são ensinados nesta Upaniṣad.

Esse curso é oferecido a todos que desejam estudar as Upaniṣads de forma tradicional para entender e assimilar o ensinamento de Vedānta em suas vidas.

Na sequência o objetivo é oferecermos o estudo de outras Upaniṣads.

*Presencial e online

* Início: 19/01/2024

Sânscrito para Estudantes de Vedānta

Este curso é especialmente oferecido a todas as pessoas que buscam o conhecimento do Sânscrito como ferramenta para o aprofundamento do seu estudo tradicional de Vedānta.

• 4ªs feiras - 19:00h às 20:15h

Módulo I: Concluído

Módulo II: Concluído 

Módulo III: Concluído

Módulo IV: Em andamento

*Online

Fe rosto.jpg

Profª Fernanda Aboim

Aulas de Vedanta

Sábados - 9h | Bhagavad-gītā

O diálogo entre Śrī Kṛṣṇa e Arjuna, é o texto mais completo de Vedanta e aborda tanto o assunto principal, o Eu livre de limitação, quanto o estilo de vida de yoga, necessário para adquirir uma mente madura e objetiva.

*Online

*Início: 11/11/2023

Aulas Online de Canto

 

Védico 

• 2ªs feiras - 19:30h às 20:30h Rudram

• 4ªs feiras - 16:00h às 17:00h | Rudram

• 2ªs feiras - 14:00h às 15:00h | Gaṅgāstotram e Gaṇapati Upaniṣad

• 4ªs feiras - 19:30h às 20:30h | Śivamanasāpūjā e Gaṇapati Upaniṣad

• 3ªs feiras - 14:00h às 15:00h | Bhaja Govindam (seleção de versos)

Bhajans

• 6ªs feiras - 16:00h às 17:00h 

Este estudo é para todos aqueles que desejam praticar o Canto Védico como uma maneira de expressar e fortalecer sua conexão com īśvara, o Todo. Não é necessário conhecimento prévio de sânscrito, mas é preciso ter disponibilidade de praticar em casa, ao menos uma vez ao longo da semana, com os áudios gravados em aula.

bottom of page