top of page

Mahāśivarātri Vrata 2024

O 14º dia a partir da Lua Cheia de cada mês - um dia antes da Lua Nova, geralmente - é conhecido como Śivarātri, a noite de Śiva. Também chamado Māsika Śivarātri - Śivarātri mensal - este é o dia mais auspicioso do mês para realizar disciplinas em homenagem a esta deidade, o divino na forma da destruição, para que nos abençoe com a capacidade de transformação, clareza e eliminação da ignorância.

Dentre todos os Śivarātris do ano, o mais auspicioso de todos é o do mês de Māgha, geralmente ocorrendo em fevereiro ou março no calendário Gregoriano, sendo chamado Mahāśivarātri, o maior festival dedicado a Śiva. Em 2024 o festival ocorrerá no dia 08 de março, tanto em Portugal quanto no Brasil e na Índia.

É comum a realização de vratas - disciplinas - durante todo o período que antecede o Mahāśivarātri, em especial nas segundas-feiras, dia da semana associado a Śiva.

 

Para aqueles que desejarem, algumas opções de disciplinas são sugeridas, a serem realizadas a partir do dia 30/01 - segunda-feira - até o dia do Mahāśivarātri. 

- Japa: Mālās diários de "Om namaḥ Śivāya"; o dobro de Mālās às segundas-feiras;

- Jejum: às segundas-feiras e/ou no dia da comemoração; pode-se fazer jejum completo; comer apenas frutas; ou apenas não comer um grupo de alimentos, como cereais, por exemplo;

- Tapas: privar-se de algo por que se tem gosto durante todo o mês, como uma comida ou uma atividade, por exemplo; ou comprometer-se em executar algo que seja difícil por todo este tempo;

- Śiva Manasā Pūjā: canto diário ou às segundas-feiras;

- Rudram: canto diário ou às segundas-feiras;

- Pūjās para Śiva: de 5 ou 16 etapas, diariamente ou às segundas-feiras.

Qualquer disciplina que seja estabelecida deve ser desafiadora, mas ao mesmo tempo viável de ser executada, dentro das possibilidades de cada um. É importante que não ultrapasse os limites da saúde física e mental, mas que traga uma sensação de comprometimento, dedicação e firmeza, além de devoção e auspiciosidade.

Om namaḥ Pārvatī-pataye!


Hara Hara Mahādeva!

Hari Om!

bottom of page