Rāmanavamī Vrata 2022

Comemoração dos dias de Rāma e Hanumān

É dito que de tempos em tempos, quando o Dharma declina, Viṣṇu, o mantenedor do Universo, assume uma forma terrestre com o objetivo de restaurar a ordem e harmonia. Uma das formas mais famosas é Rāma, que até hoje é celebrado como símbolo do próprio Dharma. De fato, de todos os personagens que compõem a mitologia hindu, Rāma é aquele que vem à mente ao se pensar em Dharma. 

Em Abril deste ano serão comemorados dois festivais, relacionados a Rāma e seu fiel companheiro Hanumān, cuja história é contada no épico Rāmāyaṇa.

O festival de Rāmanavamī ocorre no nono dia depois da Lua Nova do mês hindu de Chaitra, que em 2022 cai dia 10 de Abril. O Rāmāyaṇa conta que Rāma teve seu nascimento nesta data, e os hindus comemoram de diferentes maneiras, evocando o Dharma em suas vidas.

Rama Vrata 2022

A história conta que Rāma atravessou toda a Índia, saindo de Ayodhyā, ao norte, e chegando em Laṅkā, ilha ao sul do sub-continente. Seu objetivo era resgatar sua esposa, Sītā, raptada pelo asura Rāvaṇa. No caminho, Rāma derrotou diversos asuras e rākṣasas restaurando, assim, o Dharma. Nesta jornada, Rāma foi sempre acompanhado por Lakṣmaṇa, um de seus irmãos, e Hanumān, seu fiel companheiro. Este último, sendo filho do Vento e tendo a força do prāṇa, liderou o poderoso exército de macacos, que foi crucial para o êxito da jornada. Hanumān sempre age em nome de Rāma, representando, assim, o devoto que sempre age com a visão de Īśvara, o Todo, em mente. É dito que não há maneira mais efetiva de se alcançar Rāma senão mediante Hanumān; desta forma, ele também representa a capacidade de disciplina em nome do Dharma. O festival de Hanumān Jayantī comemora seu nascimento, e ocorre na Lua Cheia do mês de Chaitra, alguns dias depois do Rāmanavamī, em 2022 caindo dia 16 de Abril.

Este ano dedicaremos o período de um mês a Rāma e Hanumān, com algumas sugestões de disciplinas. O período tem início no dia 18 de Março, sexta-feira, dia do festival de Holi, e vai até o dia 19 de Abril. Neste período teremos alguns eventos especiais via Zoom em comemoração:

* 18/03 - 19h30 (BR) / 22h30 (PT) [VM]
Dia de Holi. Pūjā semanal do Vidya Mandir marcando o início do período

* 05/04 - 19h (BR) / 23h (PT) [VM]
Pūjā mensal do Vidya Mandir em comemoração ao Rāmanavamī e também em comemoração aos 38 anos de existência do Centro de Estudos

* 08/04 - 19h30 (BR) / 23h30h (PT) [VM]
Pūjā semanal do Vidya Mandir, dedicada a Śrī Rāma

* 09/04 - 10h-13h (BR) / 14h-17h (PT) [Prof. Patrick]
Curso Intensivo: Rāma e Kṛṣṇa - Vivendo uma Vida de Harmonia e Valores (evento pago sob inscrição)

* 10/04 - 19h (BR) / 23h (PT) [Prof. Patrick]
Dia de Rāmanavamī. Pūjā especial a Śrī Rāma

* 16/04 - Dia de Hanumān Jayantī

* 19/04 - 19 (BR) / 23h (PT) [Prof. Patrick]
Pūjā especial a Śrī Hanumān

 

As pūjās realizadas pelo Vidya Mandir [VM] poderão ser acessadas mediante links divulgados próximo às datas.
 

As demais pūjās [Prof. Patrick] poderão ser acessadas pelo link abaixo:

https://us02web.zoom.us/j/83913033330

ID da reunião: 839 1303 3330
Senha de acesso: rama

Vrata - Disciplinas sugeridas entre 18/03 e 19/04:

* Satya Vrata: Falar apenas o que for verdade, que seja útil, e de forma agradável; 

* Atenção ao Dharma: trazer à mente a reflexão sobre o Dharma e a atitude de Karma Yoga;

* Likhita-japa - Caderno de Rāma: preencher um caderno novo, pequeno, com o nome de Rāma, se possível em devanāgarī. A cada dia deverão ser preenchidas algumas páginas, de modo a oferecê-lo completo na pūjā do dia 19/04. Simbolicamente, oferecemos todas as nossas ações à Ordem Cósmica, que é o próprio Dharma; 

* Japa: fazer uma volta de mālā por dia com o mantra de Rāma (Om śrī rāmāya namaḥ) ou seu nome;

* Meditações em Rāma e Hanumān: nas terças-feiras do período, meditações guiadas pelo prof. Patrick serão postadas em seu canal do Telegram.

* Dānam - doação: ao final do período, fazer uma doação a alguém necessitado ou alguma instituição que ofereça suporte a necessitados. Para que seja Dānam, é preciso atender a três fatores: que a pessoa tenha condições de doar; que a pessoa a receber seja adequada a receber; e que a forma da doação seja adequada.

Link para o grupo do Telegram do prof. Patrick:
https://t.me/upakarmapatrickvanlammeren

Pode-se fazer todas as disciplinas, bem como apenas algumas delas.

धर्मो रक्षति रक्षितः ।
dharmo rakṣati rakṣitaḥ |
"O Dharma protege aquele que protege o Dharma" 

Jaya Śrī Rāma!