top of page

Rāmanavamī Vrata 2024

Comemoração dos dias de Rāma e Hanumān

É dito que de tempos em tempos, quando o Dharma declina, Viṣṇu, o mantenedor do Universo, assume uma forma terrestre com o objetivo de restaurar a ordem e harmonia. Uma das formas mais famosas é Rāma, que até hoje é celebrado como símbolo do próprio Dharma. De fato, de todos os personagens que compõem a mitologia hindu, Rāma é aquele que vem à mente ao se pensar em Dharma.

 

Em Abril deste ano serão comemorados dois festivais, relacionados a Rāma e seu fiel companheiro Hanumān, cuja história é contada no épico Rāmāyaṇa. O festival de Rāmanavamī ocorre no nono dia depois da Lua Nova do mês hindu de Chaitra, que em 2024 será o dia 17 de Abril. Em 23 de abril, comemoramos o nascimento de Hanuman, Hanuman Jayanti,  devoto de Rama, herói do Ramayana.

O Rāmāyaṇa conta que Rāma teve seu nascimento nesta data, e os hindus comemoram de diferentes maneiras, evocando o Dharma em suas vidas.

A história conta que Rāma atravessou toda a Índia, saindo de Ayodhyā, ao norte, e chegando em Laṅkā, ilha ao sul do sub-continente. Seu objetivo era resgatar sua esposa, Sītā, raptada pelo asura Rāvaṇa. No caminho, Rāma derrotou diversos asuras e rākṣasas restaurando, assim, o Dharma. Nesta jornada, Rāma foi sempre acompanhado por Lakṣmaṇa, um de seus irmãos, e Hanumān, seu fiel companheiro. Este último, sendo filho do Vento e tendo a força do prāṇa, liderou o poderoso exército de macacos, que foi crucial para o êxito da jornada. Hanumān sempre age em nome de Rāma, representando, assim, o devoto que sempre age com a visão de Īśvara, o Todo, em mente. É dito que não há maneira mais efetiva de se alcançar Rāma senão mediante Hanumān; desta forma, ele também representa a capacidade de disciplina em nome do Dharma.

 

Disciplinas sugeridas para o período:

 

* Satya Vrata: Falar apenas o que for verdade, que seja útil, e de forma agradável;

* Atenção ao Dharma: trazer à mente a reflexão sobre o Dharma e a atitude de Karma Yoga;

* Likhita-japa - Caderno de Rāma: preencher um caderno novo, pequeno, com o nome de Rāma, se possível em devanāgarī. A cada dia deverão ser preenchidas algumas páginas, de modo a oferecê-lo completo na pūjā do dia 04/04. Simbolicamente, oferecemos todas as nossas ações à Ordem Cósmica, que é o próprio Dharma;

* Japa: fazer uma volta de mālā por dia com o mantra de Rāma (Om śrī rāmāya namaḥ) ou seu nome (Rāma);

* Meditações em Rāma e Hanumān: nas terças-feiras do período, meditações guiadas pelo prof. Patrick serão postadas em seu canal do Telegram.

* Dānam - doação: ao final do período, fazer uma doação a alguém necessitado ou alguma instituição que ofereça suporte a necessitados. Para que seja Dānam, é preciso atender a três fatores: que a pessoa tenha condições de doar; que a pessoa a receber seja adequada a receber; e que a forma da doação seja adequada.

 

Pode-se fazer todas as disciplinas, bem como apenas algumas delas.

 

धर्मो रक्षति रक्षितः ।

dharmo rakṣati rakṣitaḥ |

"O Dharma protege aquele que protege o Dharma"

 

Jaya Śrī Rāma!

 

Hari Om!

bottom of page