top of page

O que é o sucesso?


Todos devem ter ambições, e a ambição em si mesmo não é de fato o problema. Mas, quando uma pessoa, devido à sua ambição, ultrapassa as normas e começa a comprometer os valores, não há então limite para ela - há ganância e avidez. Quando os valores são considerados, a ambição deixa de ser um problema.

O Senhor Krsna se diz ser a “ambição que não contradiz o dharma” (dharmaviruddho bhuteshu kamo'smi bharatarshabha).

O sucesso é compreendido em termos daquilo que foi adquirido por uma pessoa. Em geral é dinheiro. Se a pessoa tem alguns desejos predominantes e pode preenchê-los, ela, então, nesta visão, é uma pessoa de sucesso.

Sucesso na visão de terceiros não pode, de fato, ser considerado sucesso. Você só é bem sucedido quando pode dizer “eu sou bem sucedido” e para isso você precisa preencher as suas próprias ambições.

Nenhum ser humano pode mudar um outro ser humano, a menos que a outra pessoa deseje mudar. Ninguém pode obstruir uma pessoa que deseje mudar e ninguém pode mudar uma pessoa que não deseje mudar. Nós queremos que certas pessoas mudem, que os políticos mudem, que a cultura mude etc. Todas estas ambições não poderão jamais ser preenchidas. Na infância, uma pessoa cultiva um certo número de desejos ou ambições que nós gradualmente reduzimos, nos conformando por fim com algo menos (do que o nosso desejo original). Sendo que as ambições e desejos não preenchidos é que constitui o âmago da personalidade. No interior do indivíduo, da sua personalidade, existe uma pessoa chorosa, confusa, derrotada e, portanto, ninguém pode dizer que ele é um sucesso.

A Gita reconhece que, na mente de cada um, sem exceções, existem gostos e aversões. Ambos são desejos. Existem desejos de conquistar e manter. Existem desejos de evitar e libertar-se do que é incômodo. Se você deseja ser bem sucedido através do preenchimento de todos os seus gostos e aversões, você será então um fracasso, e seus gostos e aversões não preenchidos não o deixarão em paz com você mesmo.

Se a pessoa está à vontade consigo mesmo, só então ela é bem sucedida. Não é possível descobrir esta tranqüilidade através do preenchimento de todos os seus gostos e aversões. Se a pessoa conseguir gerenciar seus ragas e dvesas (gostos e aversões), poderá desfrutar desta tranqüilidade.

Krshna, na Gita, não diz “faça isso” e “não faça aquilo”. Ele diz que, com referência a atividade, você tem escolha. Você tem ambições e algumas delas você pode escolher preencher, e para isso vai precisar engajar-se em algumas ações. Karma produz phala (fruto) e phala não pode ser evitado. Isto é rta (é certo). Você pode neutralizar o fruto somente sendo inteligente. Além de agir, você precisa aprender a gerenciar. O problema não está em acalentar desejos ou ter ambições. Todos estão limitados pela espectativa dos resultados. Quando o resultado vem, começam então os problemas. Uma pessoa torna-se bem sucedida ou fracassada não devido às suas ambições. Se as ambições não realizadas a tornam triste ou frustada ou a fazem perder a objetividade, ela, então, é um fracasso. Já no caso de uma outra pessoa que tenha aprendido a gerenciar os seus desejos, ela será bem sucedida; e poderá ter mais alguns novos desejos, pois sabe como gerenciá-los. Portanto, uma pessoa que sabe gerenciar seus desejos é bem sucedida na vida.

Quanto aos resultados das ações, existem quatro possibilidades. O resultado pode ser mais do que o esperado, pode corresponder ao que era esperado, pode ser menos do que o esperado ou pode ser exatamente o seu oposto. Se a pessoa puder tomar todos os resultados possíveis e absorvê-los, ela então é bem sucedida. Bhagavan Krshna na Gita torna claro que uma pessoa é karma- hetu (a causa da ação), mas que Ele mesmo é karma-phala-hetu (a causa do resultado da ação). As leis de Ishvara provêem o resultado. A pessoa pode recebê-lo como prasada, alegremente. Assim, gostos e aversões não criam qualquer problema. Você aprenderá, depois de algum tempo a gerenciar seus gostos e aversões.

Uma pessoa capaz de gerenciar os seus desejos é uma pessoa bem sucedida; uma pessoa que permite que seus desejos gerenciem sua vida estará sempre lutando para ser bem sucedida.

64 visualizações
bottom of page