top of page

Um Estilo de Vida


A tradição hindu tem os Vedas como autoridade máxima. Os Vedas são pramanam, meio de conhecimento, para assuntos que o ser humano por si só não consegue conhecer, nem mesmo conceber. Para conhecer objetos vários no universo, o ser humano foi abençoado com inteligência – que o torna capaz de analisar e concluir sobre o mundo, usando o raciocínio lógico, tendo feito uso dos cinco órgãos de percepção para captar informações.

Os Vedas falam sobre karma, as ações e seus resultados; sobre os tipos de ações: as adequadas, chamadas de dharma, e as inadequadas, chamadas de adharma; e no final apresentam diálogos entre mestres e discípulos tendo como tema o absoluto, Brahman, que é a verdade do indivíduo e do todo, o ser humano e Deus.

Além desses temas principais, a ação com seus resultados e o conhecimento da verdade imutável, os Vedas falam sobre um estilo de vida, seja na floresta, na caverna, ou na sociedade. Uma vida que tem como objetivo central o conhecimento da verdade de si mesmo e de Deus. Este estilo de vida, chamado yoga, é descrito em detalhes.

Yoga é um estilo de vida que inclui a atenção ao que é apropriado, conduzindo o indivíduo a seu mais alto bem-estar, uma mente tranqüila que sabe questionar e tem o poder de escolher o dharma, deixando desejos de lado, se esses se opõem ao dharma.

Uma vida de yoga é então uma vida na qual o dharma prevalece. Dharma são os valores universais, as obrigações de cada um referente a seus papeis na sociedade e o reconhecimento de presentes com os quais fomos abençoados o que nos faz sentir gratos e devedores àqueles que nos proporcionaram essas bênçãos e, consequentemente, nos leva a querer contribuir. Os Vedas apontam três débitos que todos temos.

Rnam é o nome em sânscrito para débito e ele é devido aos rshis, aos pitrs e a deva – os sábios que vieram antes de nós e permitiram que o conhecimento dos Vedas estivesse disponível para nós; nossos antepassados que nos permitiram estar aqui hoje; e Deus, o criador e sustentador da criação, pela bela e variada criação na qual vivemos.

Pagamos esses débitos honrando e respeitando os sábios e mantendo o conhecimento vivo; fazendo os ritos funerários adequados com orações para nossos antepassados e honrando a família; e a Deus com orações e meditações diárias.

Yoga é um estilo de vida onde não objetivamos nem priorizamos o prazer imediato, mas o autoconhecimento, a percepção da Ordem do universo ao nosso redor e a ação adequada chamada dharma. Através de uma vida de yoga adquirimos a preparação da mente para o autoconhecimento e por fim a liberação final.

harih om tat sat


61 visualizações
bottom of page